Tempo de leitura: 3 Minutos
O trabalho flexível minimiza as ineficiências, poupando tempo, dinheiro e recursos de empresas e ajudando as pessoas e o planeta
Como você se sentiria se a sua vida cotidiana continuasse no ritmo que está por mais uma década? Esse pensamento traz animação? Ansiedade? Cansaço?
O esgotamento já é classificado oficialmente como uma condição médica. Com o aumento das horas de trabalho e do número de viagens internacionais, a conectividade 24 horas e a cultura de aprimoramento pessoal, vivemos em uma época em que estamos sob pressão constante para aproveitarmos nosso tempo da melhor maneira possível. Isso é mais difícil ainda para quem tem responsabilidades familiares e problemas de saúde. O que nos leva a perguntar: será que isso é sustentável?
Além disso, estamos consumindo coisas demais. Devido ao seu estilo de vida, o americano gera, em média, 21 toneladas de pegadas de carbono por ano (enquanto o britânico gera, em média, 11,7 toneladas). Viagens a trabalho, deslocamentos, refeições para viagem: tudo isso conta. E como vários de nós estamos mais conscientes sobre como nossas ações e escolhas cotidianas impactam a crise climática, não é de surpreender que estamos em busca de alternativas para nossa vida pessoal e profissional.
Embora não haja uma solução única e ideal, podemos parar e analisar atentamente quais são as melhores oportunidades para gerenciarmos nosso tempo, funcionários e recursos de forma mais consciente e sustentável. Em vários casos, a resposta é adotar uma cultura de trabalho flexível.
Para começar, o trabalho flexível faz com que mais pessoas talentosas se sintam aptas a participar. Seja a opção de trabalhar em meio período, de casa ou com horas reduzidas, o trabalho flexível pode ser o diferencial para quem está passando por um esgotamento, tem filhos pequenos, tem um familiar com alguma deficiência ou é um funcionário de mais idade. Todos esses públicos se sentem mais capazes de se candidatar a um posto de trabalho e trazer suas habilidades para a empresa quando há uma política de trabalho flexível.
Atualmente, apenas 9,8% dos anúncios de oferta de emprego mencionam que o contratante oferece acordos de trabalho flexível. Mesmo assim, um estudo recente revelou que 57% dos trabalhadores em tempo integral do Reino Unido gostariam de abandonar o modelo tradicional com horário das 9h às 17h e aderir a uma cultura de trabalho que seja condizente com as demandas de um estilo de vida moderno.
Como todos buscamos maneiras mais eficientes de trabalhar, nós valorizamos os empregadores que confiam em nós e nos dão a liberdade de adotar o modelo de trabalho mais produtivo possível. Ao implantar uma cultura de trabalho flexível, sua empresa ganha uma força de trabalho mais saudável, diversificada e satisfeita, o que aumenta a retenção de talentos e a competitividade da empresa.
Adotar uma cultura de espaços de trabalho flexíveis também traz vantagens ambientais. Em vez de ter um espaço de escritório convencional fixo no centro da cidade, há espaços de trabalho flexíveis em diversos bairros, inclusive em alguns mais afastados. Isso resulta em tempo reduzido de deslocamento para os funcionários. Assim, eles passam menos tempo contribuindo com emissões de CO2 e mais tempo com as pessoas que amam. Os espaços flexíveis também podem ser expandidos ou reduzidos, de acordo com o que a sua empresa precisa em diferentes momentos. Assim, você só consome os recursos necessários.
O trabalho flexível é sustentável por natureza, porque consiste em repensar o status quo para tornar as coisas mais eficientes. Os centros da Regus são otimizados para atender às necessidades dos locatários. O desperdício é reduzido, as instalações de alta qualidade são projetadas para valorizar a produtividade e o bem-estar psicológico, e há diferentes soluções de pagamento disponíveis para atender a uma variedade de orçamentos. Além disso, a Regus elimina a preocupação de cuidar de um escritório. As equipes dos centros da Regus estão disponíveis para cuidar de tudo, para que você aproveite o tempo que seria gasto com manutenção e administração.
O trabalho flexível é um pilar fundamental para um futuro mais sustentável. É uma demanda existente da força de trabalho global, e as eficiências que ele traz estão claras para os empregadores. Para que isso se torne mais comum e mais empresas adotem políticas de trabalho flexível, as empresas que já conhecem os benefícios precisam espalhar essa informação, para que outros saibam como o trabalho flexível funciona e abram vagas para esse perfil.
Estamos criando uma maneira flexível e moderna de fazer nossas empresas terem sucesso. Nossas vidas pessoais, nosso orçamento e nosso planeta nos agradecerão por isso.
Descubra como o trabalho flexível pode ajudar você a administrar seu negócio de maneira mais sustentável