O custo real de uma crise

Produtividade

O custo real de uma crise

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Quando ocorre um desastre, as empresas são financeiramente afetadas acima da cobertura da apólice de seguro. Aqui estão alguns outros custos (mais altos) para os quais se preparar

 

Os diretores de risco da empresa carregam uma grande responsabilidade em relação à proteção de ativos e ao orçamento em caso de desastre, seja natural ou causado pelo homem. Não são apenas as despesas cada vez maiores com tecnologia de escritório, propriedade e salários que aumentam os riscos. A crescente complexidade de nosso mundo significa que as empresas enfrentam uma maior probabilidade de que perdas não seguradas possam surgir e atingi-las quando já estão em queda.

Uma coisa é pegar o custo do equipamento e da infraestrutura do escritório e adicionar isso à quantia de receita perdida enquanto sua equipe fica parada temporariamente, o que pode ser facilmente documentado em sua cobertura de seguro. Mas há outra camada de custos ocultos a serem enfrentados após os custos mais imediatos. É muito mais difícil definir um preço para esses custos, o que significa que a maioria das apólices empresariais não está preparada para eles.

Usaremos como exemplo os danos à reputação. Se a sua empresa sofrer um ataque cibernético, por exemplo, a situação poderá não ser tão simples quanto a prática habitual quando seus sistemas estiverem funcionando novamente e as horas perdidas tiverem sido indenizadas pelo seguro.

Se essa violação de seus sistemas levar a uma falta de confiança de consumidores e investidores, o valor das ações de sua empresa poderá sofrer uma queda repentina. Se isso acontecesse, você não apenas enfrentaria uma perda financeira de valor, mas também seria necessário alocar recursos para recuperar a confiança do investidor e os esforços reparadores de relações públicas e marketing.

Quando existe uma forte dependência do seguro da empresa para recuperar operações, o potencial de perdas não seguradas que podem devastar os negócios é maior. Mas existem maneiras pelas quais os diretores de risco podem adotar uma abordagem mais abrangente ao criar um plano de “retorno aos negócios”, considerando essas perdas potenciais furtivas (e estressantes) que as crises podem causar. O cálculo do custo real de uma catástrofe exige que os diretores de risco pensem além dos custos diários da administração de uma empresa e adotem uma abordagem mais abrangente.

Sim, é um desafio consultar seu diretor financeiro e avisar que é necessário gastar parte do orçamento com a instalação de proteções contra inundações por uma quantia alta de dinheiro, semelhante à soma dos itens do seguro. Mas ao dedicar um tempo para calcular projeções de perdas não seguradas, pode ser que os profissionais de risco consigam convencê-lo. Se a inundação custar milhões em perdas não seguradas, incluindo clientes perdidos, investidores em pânico e queda no crescimento dos negócios sem recuperação, pagar repentinamente pela proteção pode parecer uma opção melhor.

Ao aplicar uma abordagem de perda financeira total em vez de depender de uma apólice de seguro estanque, os diretores de risco provavelmente encontrarão oportunidades de investir em soluções que poderiam ser uma salvação para sua empresa antes que seja tarde demais.

Hoje, existem soluções do plano de contingência que ajudam os diretores de risco a adotar uma abordagem muito mais holística no planejamento contra catástrofes no espaço de trabalho. Por meio de um rigoroso planejamento de situações, processos de gerenciamento de dados e consultoria com especialistas em vários campos, como aqueles que podem garantir o espaço de escritório de contingência de desastre, os diretores de risco podem obter uma visão mais honesta das consequências financeiras que a empresa enfrentaria durante uma catástrofe para que possam preparar, orçar e aconselhar outros departamentos adequadamente.

 

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