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As PMEs (pequenas e médias empresas) incentivam a criação de emprego na economia global, contribuindo com 60/70% dos postos de trabalho na maioria dos países da OCDE. Apesar dessa enorme contribuição, menos da metade das empresas sobrevive por mais de cinco anos, e apenas uma pequena parte atinge seu potencial máximo e se torna um negócio em rápido crescimento.
A incerteza é um dos maiores desafios que as pequenas empresas enfrentam. Diante do cenário econômico e político global ou da decisão de expandir, seja através do aumento da clientela, do número de funcionáriosou do alcance global, as empresas precisam tomar as decisões corretas para garantir a sua sobrevivência e seu crescimento. Com frequência, muitas delas têm dificuldade em prever se nos próximos 12 meses irão dobrar ou reduzir pela metade seu espaço de trabalho.
Ao utilizarmos dados coletados em nossa clientela, composta por empresários autônomos, através da Grande Pesquisa Geral* (GPG) anual da Regus, investigamos os principais desafios enfrentados pelas empresas em rápido crescimento e chegamos a conclusões sobre como elas podem se planejar para alcançar o sucesso sem colocar a sua estabilidade em
risco.
Em meio à incerteza política e econômica – do Brexit à volatilidade econômica na China – é fundamental que as pequenas empresas em rápido crescimento escolham a hora certa para definir sua estratégia de expansão.
A previsão da Organização Mundial do Comércio para 2016 foi de crescimento lento no comércio internacional, mas para 2017, a organização prevê uma melhora. Muitas empresas podem considerar a melhora como uma oportunidade para dar os primeiros passos em direção à exportação, levando seus produtos e serviços para novos mercados pela primeira vez. Os desafios que poderão enfrentar são: atender as demandas de uma nova estrutura demográfica e obter visibilidade em um novo mercado. Outras empresas podem optar pela expansão doméstica, aumentando o número de funcionários ou de clientes. Isso requer um planejamento cuidadoso do seu espaço a fim de acomodar novos funcionários e reuniões. Mas para atender o ritmo de mudança, o processo de tomada de decisão tem que ser rápido e flexível.
A OCDE também sugere que o acesso a financiamentos continua sendo um empecilho às empresas de rápido crescimento em todo o mundo. Isso apresenta um desafio extra na hora e financiar estratégias que poderiam
beneficiar seu negócio, principalmente em um ambiente econômico hostil. À medida que as empresas testam
essas estratégias de crescimento sem extrapolar seus recursos, testemunhamos um aumento vdas oportunidades de expansão para o espaço de trabalho, especialmente por meio de espaços compartilhados e aluguéis flexíveis, além do acesso às salas de reuniões e eventos empresariais.
No entanto, longe de ser o último recurso para pequenas empresas que enfrentam dificuldades, essa alternativa
é, de fato, uma solução que aumenta significativamente seu potencial de crescimento. Investigamos diferentes
alternativas para enfrentar os desafios impostos pelos novos mercados e como elas tiram proveito do ritmo acelerado de mudança.
A primeira fase do planejamento para o crescimento é a criação de um espaço em que isso possa acontecer. Ou seja, ter a flexibilidade estrutural e financeira para tomar decisões rápidas, aproveitando as oportunidades assim que elas aparecem.
O estudo 2015 Zurich global SME revela que a grande maioria das empresas (91%) favorece o crescimento orgânico em vez de aquisições; 31% acredita que a redução de custos e despesas foi o principal fator para o seu crescimento em 2015. Isso mostra que, em vez de assumir grandes compromissos de longo prazo para garantir o
crescimento, as empresas estão optando por uma expansão a partir de uma base preexistente, tendo maior
controle sobre os custos com pessoal e despesas gerais à medida que testam novas oportunidades.
A escolha de escritórios flexíveis tem sido uma solução cada vez mais popular para a implementação de estratégias de controle de custos, e muitas empresas estão optando por aluguéis flexíveis ou por ambientes de trabalho compartilhados. A pesquisa da GBS mostra que 79% das empresas consideram os espaços de trabalho compartilhado mais rentáveis do que os contratos de aluguel fixo.
Há indícios claros de que controlar custos é uma peça-chave dentro de qualquer estratégia de crescimento. Nossa pesquisa revela que 81% das empresas em todo o mundo acreditam que o dinheiro economizado com os escritórios flexíveis deve ser investido em iniciativas de crescimento.A estratégia para a criação de um ambiente flexível que favoreça o crescimento é tão bem-sucedida que, de acordo com a GBS, os espaços de trabalho compartilhado prevalecem em 60% das pequenas empresas em todo o mundo. No entanto, as motivações por trás desta prática variam de forma significativa, dependendo do alvo das estratégias de vendas, ou seja, mercados novos ou existentes.
Expandir em um mercado existente não é fácil. A concorrência elevada entre empresas nacionais e estrangeiras, ou empresas que atuam de forma remota, torna a tarefa de se destacar entre a multidão, para atrair e converter novos mercados, extremamente difícil.
Projetar uma imagem e desenvolver uma marca que represente uma empresa de rápido crescimento, lutando por sucesso, é fundamental para conquistar novos clientes em um mercado saturado. 60% dos entrevistados da GBS alegam que um bom escritório deve parecer profissional e eficiente, fazendo com que uma empresa pareça maior do que realmente é.
Com frequência, as empresas em rápido crescimento acreditam que investir em escritórios próprios e grandes seja a solução. No entanto, os espaços compartilhados também oferecem acesso a escritórios profissionais com salas de reunião, tecnologia de ponta e áreas para se engajar e apresentar novos negócios. Da mesma forma, os escritórios flexíveis oferecem acesso a espaços de trabalho bem conectados e eficientes sem a necessidade de altos investimentos e aluguéis de longo prazo, permitindo que você use apenas o que precisa e quando precisar.68% dos entrevistados da GBS acreditam que a vantagem do trabalho compartilhado seja proporcionar uma forma de crescimento sustentável à sua empresa; 44% acreditam que o trabalho flexível promove a agilidade. Uma das principais razões para isso é porque os espaços flexíveis oferecem acesso a recursos de grandes corporações com custos de pequena empresa.
Outro elemento essencial dos escritórios flexíveis surge depois que suas oportunidades de negócio se tornam concretas, trazendo a necessidade de aumentar o número de funcionários em um curto período de tempo sem nenhum custo extra.73% dos participantes da pesquisa da GBS 2016 afirmam que a possibilidade de aumentar ou diminuir o tamanho de um projeto rapidamente, sem incorrer em custos extras, é o principal benefício dos escritórios flexíveis. A adaptabilidade dos aluguéis de curto prazo da Regus permite que as empresas tenham a oportunidade de aumentar rapidamente seu espaço sem encargos punitivos ou alterações inesperadas nos preços.
Isso é particularmente útil no caso de uma expansão local, onde você tem oscontatos para crescer rapidamente, além da necessidade de aproveitar as oportunidades assim que elas surgirem, em vez de gastar tempo na busca de oportunidades em um novo mercado. Além disso, quando se trata de aumentar o número de funcionários, a capacidade de atrair novos talentos é um fator crucial – e a flexibilidade tem se revelado fundamental nesse caso. Hoje, novos talentos são atraídos por um tipo de distribuição de espaço de trabalho diferente em relação ao passado; 61% mudaria de emprego se recebesse uma oferta com mais flexibilidade. Se você precisa aumentar o número de funcionários rapidamente, a capacidade de oferecer benefícios como este pode tornar o ciclo de contratação mais curto, promovendo um crescimento rápido sem perda de produtividade.
Atuar em novas áreas, seja no próprio país ou no exterior, é um processo evolutivo que envolve a adaptação em novas culturas e demandas. Nesse cenário, contratos de aluguel de escritórios flexíveis criam um caminho seguro para testar novos horizontes sem colocar a estabilidade financeira em risco. Eles permitem que a empresa se estabeleça em um local privilegiado e conveniente sem se prender a contratos de locação de longo prazo, de modo que possa expandir conforme suas necessidades.
Uma pesquisa da Regus mostra uma série de benefícios gerados pela expansão em novos locais próximos aos clientes. Para 74% das empresas, essa proximidade aumenta sua visibilidade e ajuda a solidificar sua marca em um novo mercado, fazendo com que seu serviço seja notado.
A opção por espaços de trabalho flexíveis também pode atuar como um gerador de oportunidades. 66% dos entrevistados da GBS afirmam que seus escritórios flexíveis trouxeram novos negócios e projetos para suas empresas graças ao contato próximo com uma série de firmas locais. Isso permite que as empresas em rápido crescimento desenvolvam relacionamentos com novos clientes e criem oportunidades com bastante rapidez.
No entanto, a localização continua sendo um grande desafio. Portanto, encontrar espaços perto de seu mercado-alvo se torna ainda mais relevante na hora de conhecer seus clientes e vender mais (63%). O contato direto com empresas e profissionais em seu novo mercado-alvo irá gerar insights que muitas pesquisas simplesmente não produzem, como métodos de trabalho, hábitos culturais que afetam a etiqueta profissional ou condições específicas de mercado que não são evidentes em uma visão geral e distanciada.
De acordo com nossos arrendatários, igualmente benéfica para as empresas em rápido crescimento que se aventuram em novos mercados, a mudança para escritórios perto de novos clientes torna o atendimento ao consumidor mais rápido e eficaz (74%). Isso cria uma relação mais forte, levando, muitas vezes, a uma maior satisfação do cliente – elemento decisivo para ganhar reputação em um novo mercado.
Já vimos como a expansão não requer necessariamente um compromisso financeiro significativo, e como escritórios flexíveis podem ser vantajosos em cenários específicos de crescimento. No entanto, as empresas em rápido crescimento enfrentam novos desafios mensalmente.
Durante a expansão da sua empresa, você pode se deparar com períodos irregulares de crescimento ou flutuações de curto prazo na demanda. Investir em propriedades ou aluguéis de longo prazo pode representar um grande e contínuo desafio, já que você se prende a algo que não se adapta às suas necessidades. Em espaços flexíveis, no entanto, você fica livre para diminuir ou aumentar o número de funcionários de acordo com as flutuações do seu negócio, sem custos significativos.
A flexibilidade também é sua amiga quando se trata de mudanças nas tendências globais de negócio e emprego. Por exemplo, a pesquisa da GBS mostra que 44% das empresas acreditam que a necessidade de criar uma organização ágil – que atenda às novas exigências do mercado – seja um dos principais propulsores do trabalho flexível.
Parece complexo, mas o princípio é simples: se a demanda do mercado oscila, a sua empresa precisa expandir ou retrair para acompanhar as mudanças. Em vez de aumentar ou diminuir o seu pessoal diretamente, você pode oferecer aos funcionários a oportunidade de trabalhar em tempo parcial ou assumir projetos remotamente, usando o escritório para reuniões.
Os escritórios tradicionais não conseguem acompanhar essas alterações sem incorrer em custos adicionais e desperdício de espaço. Em um modelo fixo, se um quarto dos seus funcionários trabalha em tempo parcial, um quarto das mesas ficam vazias durante a maior parte da semana. Os escritórios flexíveis, por sua vez, respondem às oscilações com rapidez e eficiência, oferecendo a quantidade exata de espaço que você precisa e no momento que você precisa.
Pontos principais
Utilize espaços de trabalho compartilhado para sobreviver e crescer em uma economia global volátil.
79% dos entrevistados afirmam que os espaços de trabalho compartilhado são mais rentáveis do que os aluguéis fixos.
Invista o que você economizou com custos em iniciativas para estimular o crescimento da sua empresa.
81% das empresas afirmam que o dinheiro economizado com escritórios flexíveis deve ser investido em estratégias de crescimento.
Invista em novos mercados para promover a expansão.
Escritórios localizados perto do seu mercado-alvo aumentam a visibilidade da sua empresa (74%), além de aumentar as vendas e seu conhecimento sobre os clientes (63%).
Considere espaços de trabalho compartilhado na hora de investir em novos negócios.
66% dos entrevistados afirmam que seus espaços de trabalho compartilhado trouxeram novos negócios e novas oportunidades de projetos para a empresa.
Aposte em contratos de aluguel de curto prazo para uma estratégia de crescimento sustentável.
73% dos entrevistados afirmam que a possibilidade de aumentar ou diminuir seu escritório rapidamente, sem incorrer em custos extras, é a principal vantagem dos ambientes de trabalho compartilhado.